Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Turistas

Luta de Poderes



               Na situação em que vivemos, o maior e mais forte sempre é o ganhador. Inúmeros fatos do nosso cotidiano comprovam esta afirmação. Podem ser citadas desde exemplos grandes como roubos de dinheiro público até o menor e mais invisível, como um simples morador de rua.
                Todos os dias vemos noticias sobre hierarquias, injustiças, sobre lutas de classes sociais que nos fazem sentir impotentes em relação a várias situações. Como a mídia que impõe ao consumidor um comportamento de posse, como políticos que se aproveitam do dinheiro público e assim acabando com a esperança de milhares de pessoas que estão em uma luta diária para conseguir seu lugar no mundo.
                A ganância e o egoísmo fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, seja dentro do trabalho até dentro da própria casa. Não nos importamos mais se as pessoas estão bem ou não, queremos ver nosso próprio sucesso, independente de qualquer coisa.
                Estamos em tempos em que não queremos enxergar os nossos próprios prejuízos e nossas consequências. É preciso pensar no depois e o que vamos deixar de bom e significativo nessa constante luta para viver, ou apenas sobreviver. 

Novos Tempos


         O mundo é feito de mudanças. Mudar faz parte do ciclo da vida e, quase sempre, temos medo disso. Os tempos passaram e, com isso, o modo como as pessoas encaram a vida agora é muito diferente. O significado da felicidade mudou e a deixamos escondida em armários, junto das roupas velhas, junto dos sapatos e objetos sem brilho.
             A felicidade não existe em roupas e sapatos caros, restaurantes da moda e contas bancárias altas. Nossos valores e objetivos de vida foram banalizados, estamos passando por uma fase onde as pessoas são individualistas e egocêntricas, em que a sociedade só preza a imagem e o superficial. Em que o significado de um sorriso foi trocado pelo prazer do seu próprio sucesso.
            Não percebemos mais que a felicidade está em um olhar, em ajudar uma pessoa, receber um conselho, na inocência de uma criança, em caminhar na rua sem ter medo do que vem atrás. Está nas coisas simples. Era para ser consequência de momentos, mas buscamos a felicidade como objetivo e não como finalidade.
            A vida vive pedindo para nós mudarmos. Oportunidades são postas em nossa frente todo dia, mas depende das nossas escolhas nos tornarmos pessoas melhores ou não. E como diz Platão: “Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.”

Bem e Mal

                                     

Alguém se lembra que valores humanos são mais poderosos e valiosos que o poder e o dinheiro? A vivência dessas virtudes é o que faz o caráter, e reflete na conduta como ser espiritual da personalidade. A responsabilidade de ser uma pessoa melhor é somente sua, de ninguém mais.
A sociedade é feita de indivíduos felizes e infelizes, independente de classes sociais. O que faz, então, a paz, harmonia e felicidade de uns, traz a angústia e infelicidade de outros. E, sinceramente, o que se planta, colhe.
            Estamos passando por uma profunda crise ética e moral, porque só nos importamos com nós mesmos e com o nosso conforto. Não devíamos questionar o passado e nem ser dominados pelas paixões como o ódio, o ciúme e a inveja. Somos capazes de distinguir o bem do mal. Devemos encontrar a verdade em nós mesmos, usar nossa inteligência para expressar coisas boas, que venham do coração. E o amor é maior exemplo disso.
E como diz o autor: “O maior crescimento é o processo de dar à luz a si mesmo”.

Simples Assim



            Como diz o poeta: “Existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” Há momentos na vida em que nos perguntamos “por que é que as coisas são assim?” São nesses momentos, que paramos para refletir sobre o real sentido das coisas, sobre o real sentido de si. E, então, descobrimos as certezas e as incertezas da vida que a gente nunca cansa de procurar.
           
A felicidade é um sentimento simples. Simples como duas pessoas se abraçando, um olhar, uma palavra, uma reação, um sonho, um momento. São as pequenas coisas que deixamos passar, e nem sempre são as grandes coisas que mudam o nosso dia. Pequenas atitudes como um simples sorriso sincero ao acordarmos pode mudar o rumo de todo nosso pensamento.
           
Se você consegue acordar todos os dias com o brilho nos olhos, um sorriso no rosto, disposto a enfrentar seus medos, você consegue obter de você mesmo tudo aquilo que você quer. É a capacidade de nos apaixonarmos todos os dias é que nos faz criar asas e nos fazer sentir melhor. O olhar inocente dos olhos de uma criança, o brilho curioso, é o que devemos ter para conseguirmos sonhar, viver, sorrir e crescer. 

Segundo Plano


                Não sou a melhor pessoa para falar de amor. Quando começo a pensar no assunto, a primeira coisa que vem em minha mente é a maneira como as pessoas lidam com esse sentimento. Ou melhor, não lidam. Pelo menos a grande maioria.
                Parece exagerado ler ou ouvir falar que “eu te amo” é a mesma coisa que “bom dia”. Mas infelizmente é bem isso que está acontecendo. Em  nossa geração, a palavra amor é totalmente banalizada, sendo substituída por outras coisas sem valor, como, por exemplo, sair para alguma festa e perder as contas de quantas pessoas beijou em apenas uma noite. Beijar por beijar, ficar por ficar.
                A palavra “amar” é muito forte para ser confundida com qualquer outra coisa, principalmente com o verbo “gostar”. Quem ama de verdade, sabe a diferença. É como ser verdadeiro e saber quem é de mentira. Amar é um sentimento único que nos faz colocar a mão no fogo pela pessoa, doar-se completamente para ela, sem pensar duas vezes.
                É normal ouvirmos “eu te amo”, mas não são todos os dias que ouvimos palavras sinceras. Às vezes, sem notarmos, damos mais valor para coisas que não importam, e nos esquecemos do que realmente nos faz feliz. São as pequenas coisas que deixamos passar, e nem sempre são as grandes coisas que mudam o nosso dia. Pequenas atitudes como um simples sorriso sincero ao acordarmos, pode mudar nossa manhã. E o amor é feito de atitudes sinceras, que deixamos em segundo plano. Por isso, não tenha medo de fazer seu dia mudar.

Pequenas Lembranças

                Alguns momentos de nossa vida são inesquecíveis. Há lembranças de pequenas coisas que ficam em nossa mente, que fazem o dia valer a pena, como um simples final de semana na casa dos avós.
                Era pequena quando em muitas das vezes meu pai passou para me buscar para irmos ficar o domingo na casa de minha avó. Tudo muito natural, na colônia, com cachorros latindo, cheiro de grama, barulhos de insetos, mosquitos picando, muitos abraços e apertos na bochecha. E assim se passou a tarde: família toda reunida lá fora, na grama, em um círculo tomando chimarrão e esperando os gritos lá de dentro da casa avisando que o café da tarde estava na mesa.
                Muita comida italiana, pão caseiro, queijo e café com biscoitos, e todos juntos à mesa conversando sobre novidades da vida de cada um. E é essa a minha pequena lembrança que tenho daquele domingo. Um simples dia, mas que também é culpado por sempre ter um sorriso no meu rosto.